Sites de mídia social como: Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Linkedin e Tiktok tornaram-se as ferramentas proeminentes para milhões de aspirantes a marketing online. Um grande número de usuários está usando esses canais para divulgar centenas de milhares de links que promovem produtos e serviços. Mas a questão é: como você pode escolher a melhor plataforma de mídia social para o seu negócio? Existem muitos canais para escolher, mas depende muito da natureza do seu negócio, seus objetivos finais e quais plataformas seu público-alvo usa. Abaixo estão algumas dicas, que vão lhe ajudar nessa escolha.
Considere seus objetivos finais
Manter uma presença nas mídias sociais exige muito esforço. Dessa forma, saber o que você deseja alcançar com seu canal de mídia social ajudará você a escolher a plataforma certa. Obviamente, o objetivo final é engajar seus clientes e aumentar a lucratividade. Embora o objetivo final de todos os negócios seja gerar receita, diferentes organizações, têm objetivos diferentes para seu plano de mídia social. Saber o que você deseja alcançar o ajudará a escolher o melhor canal para suas necessidades de negócios.
Saiba quem é seu público-alvo
Agora que você sabe quais são seus objetivos finais, você precisa saber quem você está tentando alcançar. Quando você descobre quem é seu público-alvo, é mais fácil descobrir onde eles costumam sair e com o que eles se importam. Pessoas entre 18 e 34 anos frequentam novos sites sociais como o Tiktok, enquanto pessoas mais maduras podem ser encontradas em sites como Instagram, Twitter e Facebook, por exemplo. Se você não tiver certeza, veja onde seus concorrentes investem seu tempo e onde eles obtêm mais engajamento.
Descubra o que seu público quer
Descubra o que deixa seu público mais animado nas mídias sociais. Depois de determinar o que seu público deseja, invista mais tempo nas plataformas que eles mais usam para que você possa se conectar com eles em casa. Se você não tiver certeza, veja o que outras imobiliárias estão fazendo e qual a resposta que recebem de seu público. A audiência e consumo dos vídeos estão cada vez maior, além de ser mais claro e conseguir passar a mensagem que deseja ao seu potencial cliente, invista nesse formato.
Determine para o que você tem tempo
Como dito anteriormente, manter um canal de mídia social exige muito esforço. Portanto, escolha um que você será capaz de fazer de forma fácil e consistente. Algumas plataformas demandam mais tempo, enquanto outras levariam menos tempo para manter. Se você tem apenas uma hora todos os dias para as mídias sociais, mantenha seu alcance limitado a uma ou duas redes sociais que causarão impacto. Se você está com pouco tempo e acha que precisa estar em vários canais, considere terceirizar seu gerenciamento de mídia social.
Como dito anteriormente, manter um canal de mídia social exige muito esforço. Portanto, escolha um que você será capaz de fazer de forma fácil e consistente. Algumas plataformas demandam mais tempo, enquanto outras levariam menos tempo para manter. Se você tem apenas uma hora todos os dias para as mídias sociais, mantenha seu alcance limitado a uma ou duas redes sociais que causarão impacto. Se você está com pouco tempo e acha que precisa estar em vários canais, considere terceirizar seu gerenciamento de mídia social.