Location,TX 75035,USA

Tenha o controle financeiro da sua imobiliária

O desafio de boa parte dos gestores imobiliários está ligado ao controle financeiro de suas imobiliárias, e não raro vemos muitas encerrando as suas atividades pelo impacto negativo dos resultados dessa dificuldade.

Neste segmento é importante ter informações e acompanhamento claro do seu negócio, associado a compreensão do que está ocorrendo no mercado externo, devido a volatilidade do mercado imobiliário. O gerenciamento financeiro serve para averiguar as movimentações e calcular os índices de lucratividade e inadimplência, por exemplo. Identifica os possíveis prejuízos e/ou lucro, apresentando a real saúde financeira da empresa;  

É atividade do departamento financeiro: o recebimento de aluguéis, emissão de boletos, recibos e notas fiscais; gestão de seguros; gestão de cobrança; verificação de contas; conciliação bancária; despesas; repasse de valores aos proprietários, entre outros.

Mas para ter um controle financeiro eficiente é preciso estabelecer ações de rotina e contar com a tecnologia a seu favor, veja como:

1) Elabore um planejamento: Estabeleça metas e analise resultados entre o planejado e o realizado, olhamos para o futuro sempre observando o que já foi feito de positivo e negativo para que possam ser projetadas ações preventivas e de inovação.

2) Organize dados e informações: manter as informações centralizadas, favorece o controle financeiro, além de dar maior agilidade no fluxo de trabalho.

3) Acompanhe o seu fluxo de caixa: De acordo com a intensidade do seu fluxo financeiro, deve ser estipulada os períodos de acompanhamento (semanal, quinzenal ou mensal…) para facilitar é interessante padronizar datas de recebimento e de pagamento de contas, tendo assim, um equilíbrio entre contas a pagar e contas a receber;

4) Dê atenção a inadimplência: Que há inadimplência a gente já sabe, mas o que você faz com ela é que é X da questão. Saiba o percentual que ela representa no seu caixa, esteja preparado para que essa “falta” não comprometa a fluidez e o andamento das suas atividades e estabeleça ações recorrente para a recuperação de parte deste.

5) Use e abuse da tecnologia:  o uso de um software vai melhorar a performance das equipes, agilizando o trabalho e inclusive reduzindo os riscos de erro. Com ela você otimiza ações como o cadastro de clientes, geração de boletos, baixa de pagamentos, conciliações bancárias, emissão de relatórios de controle (inadimplência, fluxo de caixa, vendas), repasses automáticos de locação, contratos, entre outros.

Em resumo, o controle financeiro da sua imobiliária deve estar na prioridade da sua gestão, e servir como base para qualquer tomada de decisão.

Tags: , , ,