Location,TX 75035,USA

6 passos para implementar um planejamento estratégico efetivo para a sua Imobiliária

Planejamento estratégico é o conjunto de mecanismos que as empresas utilizam para definir metas, realizar ações, captar recursos e tomar decisões para alcançar o sucesso almejado. Em outras palavras, é usado para formular estratégias específicas para alcançar os resultados desejados. Neste post você verá dicas do porquê é importante sua imobiliária implantar e seguir as ações de um planejamento estratégico.

Por que implantar o planejamento estratégico em sua Imobiliária?

Um plano estratégico ajuda a Imobiliária definir e compartilhar para qual direção irá durante os próximos semestres, e até mesmo anos. Ele contempla e reafirma as declarações de missão e visão da Imobiliária, as metas e as ações necessárias para alcançá-las. 

O processo de planejamento estratégico não serve apenas para identificar o caminho a percorrer, durante o mesmo, também será criado um documento que servirá para informar os seus colaboradores e os principais interessados, formalizando o compromisso com as metas para todos.

Os benefícios de adotar o planejamento estratégico em seu negócio incluem: aumento de produtividade, otimização de tempo, recursos e processos, inteligência de decisão, aumento da base de clientes, competitividade, alcance de metas, entre outros.

Como fazer o planejamento estratégico de sua Imobiliária para o ano de 2023?

Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico e conhece alguns dos benefícios para o seu negócio, vamos mostrar alguns passos para implementá-lo: 

1. Defina as expectativas para 2023

O primeiro passo no desenvolvimento de uma estratégia é saber o que você deseja alcançar. Mensure tudo o que deseja para o crescimento de sua Imobiliária, depois veja a possibilidade de realização e as ações para alcançá-la. Acompanhe as expectativas que se alinham com a filosofia do seu negócio.

2. Estude seu produto ou serviço

Você também precisa saber e ter total controle sobre o diferencial do seu produto/serviço no mercado, quais benefícios entregam aos Clientes, motivos pelos quais eles comprarão de você. Saiba analisar os pontos fortes de seus imóveis e serviços, para se orientar no planejamento e também na definição das ações, pois eles movem a sua Imobiliária.

3. Conheça seu Cliente

Saiba como os Clientes estão interagindo com você e como melhor alcançá-los. Analise o comportamento do consumidor, defina seu perfil de compra para avaliar se a capacidade dele está sendo explorada ao máximo ou não, considere a definição do seu mercado-alvo, identifique o seu segmento de Clientes, entenda as dores que eles possuem e o conheça ao máximo.

4. Faça uma análise estratégica do seu negócio

Um passo muito simples e muito importante para fazer um plano é saber quais são suas fraquezas, forças, ameaças e oportunidades. Tenha uma visão ampla do ambiente interno da sua empresa e também uma visão muito cuidadosa do ambiente externo. A análise estratégica deve ser baseada dentro e fora do seu negócio, faça uma análise: da concorrência e defina a posição atual da sua empresa no mercado.

Analise o que não deu certo, o que precisa ser melhorado e quais vantagens seu negócio oferece em um mercado competitivo. Para esta etapa, recomendamos uma análise SWOT. É uma ótima ferramenta que ajuda você a encontrar todas as informações estratégicas e importantes sobre o seu negócio imobiliário.

5. Defina o plano de ação

O objetivo do plano de ação é definir as consequências da estratégia nas atividades seguintes. Com isso, você deve planejar tudo o que pode ser feito, elaborar uma metodologia, elaborar um cronograma e informar os responsáveis ​​para avançar em cada etapa. Para facilitar a implementação, recomendamos o uso da ferramenta 5W2H, que funciona como um checklist que mostra as atividades, prazos e responsabilidades de todos os envolvidos no projeto.

6. Estabeleça indicadores

É muito importante se basear em informações reais para realizar todas as etapas citadas anteriormente. Os dados apontam a direção na definição das estratégias e trazem mais assertividade e inteligência na tomada de decisões e, além disso, ajudam a identificar os gargalos para que sejam corrigidos rapidamente, bem como as oportunidades, para aproveitá-las da melhor forma possível.

Os indicadores são grandes aliados nessa jornada, pois servem para medir a diferença entre a meta e a situação atual do seu negócio. Eles também possibilitam uma visão geral sobre a carteira de Clientes e um olhar mais amplo do negócio, com a análise de desempenho da equipe comercial e de todos os setores da sua Imobiliária.

Contudo, o planejamento estratégico serve como um guia para alcançar os objetivos estabelecidos em uma projeção futura da empresa. Porém, é importante ressaltar que, para que a implantação dê certo, é necessário que o gestor seja favorável à implantação de mudanças, a estruturar o pensamento sobre o que deseja para o futuro da empresa e principalmente, reconhecer a importância do planejamento estratégico perante todos os colaboradores para que estes se engagem na sua realização para tirá-lo do papel.

Portanto, montar um planejamento estratégico requer dedicação, estudo e tempo. Mas, se você deseja sucesso em 2023 para a sua Imobiliária, é imprescindível planejar e executar suas estratégias. 

Gostou? Acesse nosso site, conheça nossos produtos e entre em contato AGORA MESMO com um Especialista Imoalert, para ter um crescimento estratégico e exponencial do seu negócio imobiliário.

Saiba mais em www.imoalert.com.br

Tags: , , , , ,