Em termos de marketing, uma conversão é quando um indivíduo age em resposta ao seu chamado à ação. Por exemplo, muitos sites imobiliários tem um formulário onde os visitantes são convidados a se inscrever para receber newsletters semanais. Qualquer indivíduo que se inscreva na newsletter é uma conversão. No entanto, é mais que isso. Quando um indivíduo realmente clica e lê o boletim informativo, ele se qualifica como uma conversão. Uma conversão também pode acontecer quando um cliente se inscreve para participar de uma promoção através do site. Praticamente toda resposta ao seu “call to action” é uma conversão. A taxa de conversão real, no entanto, é aquela que resulta em uma venda ou locação, ou seja, em receitas para o negócio.
O que é taxa de conversão?
É muito fácil acompanhar suas conversões. É tão simples quanto rastrear o número de clientes que ligaram para você, preencheram o formulário ou se inscreveram na newsletter semanal. Acompanhar as conversões do seu site ajudará a ter uma ideia de quais ferramentas de marketing oferecem as conversões ideais para o seu negócio. Usando esses dados, você pode calcular sua taxa de conversão de maneira fácil e rápida.
Como calcular sua taxa de conversão de vendas
Existem basicamente dois métodos usados para calcular a taxa de conversão de vendas. A primeira abordagem é somar o número de vendas/locações durante um período e dividir isso pelo número total de visitantes e depois multiplicar por 100%. Por exemplo, se o número total de vendas/locações em um determinado período foi 200 e o número total de visitantes foi 5.000, então ficaria assim:
Taxa de conversão de vendas = 200/5.000 = 0,04 * 100% = 4% de taxa de conversão de vendas.
Isso significa que 4% de todos os visitantes do seu site realmente compram. O segundo método de cálculo da taxa de conversão de vendas envolve o uso de um conjunto exclusivo de visitantes do site. Por exemplo, visitantes provenientes de mecanismos de pesquisa, principalmente aqueles que acessam seu site por meio de uma palavra-chave especial (exemplo: apartamento 2 dormitórios centro), conhecidos como visitantes orgânicos. Você pode calcular usando ambos os critérios e determinar qual é mais preciso. No entanto, cálculos baseados em visitantes orgânicos quase sempre dão resultados precisos.
A taxa de conversão é um indicador vital para os negócios online no mundo moderno. Ele calcula com precisão a porcentagem de clientes que realmente compram produtos e serviços no site e permite que as decisões dos clientes sejam medidas com precisão. Atualmente, a otimização da taxa de conversão permite uma abordagem estruturada para aumentar o desempenho do site da sua Imobiliária. É um princípio importante quando se trata de avaliar sua posição atual e tomar decisões futuras