Anualmente, no mês de fevereiro as imobiliárias, pessoas jurídicas e equiparadas, se preparam para entregar a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) à Receita Federal.
O que é a DIMOB?
Criada em fevereiro de 2003, a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias é um dos meios usados pela Receita Federal para fazer o cruzamento dos dados dos contribuintes para a fiscalização do Imposto de Renda (IR), ou seja, é o cruzamento das informações fornecidas pela DIMOB com as informações declaradas através do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Esses dados são referentes às atividades de comercialização e locação de imóveis, ocorridas ao longo do ano anterior. Ou seja, por exemplo, agora em 2020 você vai fazer a declaração das atividades de 2019.
Onde é feita a Declaração?
A declaração deve ser preparada no Programa Gerador da DIMOB – PGD. Após isso, a mesma deverá ser entregue pela Internet, por meio do programa Receitanet, da Receita Federal.
Quem deve fazer a DIMOB?
Imobiliárias, pessoas jurídicas e equiparadas que:
- Comercializaram imóveis que construíram, lotearam ou incorporaram para esse fim;
- Intermediaram compra, alienação ou aluguel de imóveis ou ainda a sublocação;
- Envolvidas com atividades de construção, administração, locação ou alienação do próprio imóvel e de seus condôminos ou sócios.
Prazo de entrega?
Até o último dia de fevereiro.
Como declarar as informações geradas pelo meu sistema?
O Imoalert permitirá você gerar um arquivo com todas as informações da DIMOB para que você envie diretamente para a Receita Federal. Além dos relatórios para enviar aos proprietários com os valores gerados no ano.
Atenção! É de extrema importância que os responsáveis pela organização das informações façam com atenção a conferência dos dados para não pagarem multa.
O vídeo a seguir faz sintetiza as principais definições e orientações sobre a DIMOB. Se tiver alguma dúvida é só chamar um de nossos especialistas através do Whatsapp: 54 3045 6514.